quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Festival do Rio 2008





Começa nesta sexta o Festival do Rio, filmes para dar e vender durante 15 dias (25 set à 10 out). Encaixando um horário aqui outro ali, consegui me organizar para 20 filmes. Pouco, para a gama de 350, que variam entra Mostras Gays, Panorama Mundial, Filmes Trash, Clássicos e Nacionais.

Passarão pelas telas do Rio, Irmãos Cohen, Copolla, DePalma, Irmãos Taviani, Derer Jarman, Pablo Trapero, Woody Allen, Eric Rohmer, De Sicca, Felini e muito, mas muito mesmo, mais!!!

Vale lembrar que as vendas antecipadas começaram ontem (22/09) no Espaço Unibanco (Voluntários da Pátria). Os ingressos custam em média R$ 13,00, tem também algumas promoções no Odeon e no Palácio, além de passaportes de 20 e 50 filmes (130 e 250 reais respectivamente).

Para garantir o meu, fui lá ontem mesmo. Consegui comprar 15 filmes, os outros, como sempre, ainda não foram liberados.

Sem maiores delongas vamos ao que interessa, nossas singelas sugestões:

Começando pelos clássicos, quatro mostras são imperdíveis: Musas italianas, Derek Jarman, Irmãos Taviani e Arturo Ripstein.

Para quem curte é um prato cheio. “Julieta dos Espíritos”, Felini, é uma ótima pedida. Estrelado pela musa Giulieta Masina (“Noites de Cabíria”), o filme traça um paralelo entre real e imaginário tendo como pano de fundo, brigas conjugais.

Ainda excelentes sugestões são: “O Castelo da Pureza” do polêmico diretor mexicano Arturo Ripstein e “Allonsafran” dos Irmãos Tavini, diretores do consagrado “Pai, Patrão”, vencedor de Cannes em 1977.

Passando para os documentários, temos destaques tanto por aqui quanto para os gringos.“Jards Macalé, um morcego na porta principal”, de Marcos Abujamra e João Pimentel, é imperdível. Além dele, “Hipotecando os Eua” de Patrick Readon e “Procedimento Operacional Padrão”, de Errol Morris.

Pulando para a Premiere Nacional, temos uma excelente leva de estréias na direção. Selton Mello, com “Feliz Natal” e Matheus Nacthergale, com “Festa da Menina Morta”, são os principais. Temos ainda mestres da sétima arte brazuca, Domingos de Oliveira mostra “Juventude” e Julio Bressane, “A Erva do Rato”.

As estréias mais esperadas ficam por conta de Woody Allen, “Vicky Cristina Barcelona”, Brian De Palma, “Guerra sem Cortes”, Charlie Kaufman com “Sinédoque, Nova York”, os irmãos Cohen, “Queime depois de Ler” e Andrej Wajda com “Katyn”

Para fechar, a Festival vai trazer nomes consagrados do cinema latino. Pablo Trapero traz La Leonera, com Rodrigo Santoro no elenco, e Lucrecia Martins mostra “A Mulher sem Cabeça”. Outra boa pedida é “Liverpool”, de Lisandro Alonso.

Poderia sugerir ainda muitos e muitos filmes, mas fico por aqui. Neste site (http://www.moviemobz.com/browse/festivaldorio2008#) pode-se conferir a programação completa do Festival.

Durante a programação darei mais pitacos e opiniões sobre as películas vistas.

Desliguem seus celulares e tenham todos um bom filme!!!!!

Nenhum comentário: