quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Crítica Álbum 7 “Vezes”, de O Rappa

O sétimo álbum de estúdio da banda carioca O Rappa, “7 vezes”, traz um pouco do de sempre, misturado com um tanto do recente e uma boa pitada de algo novo.

Do Rappa tradicional, vem a forte crítica social nas letras e a mistura de ritmos, passeando entre as vertentes do Reggae, do Rock.

A semelhança com os últimos trabalhos, em especial com “O Silêncio Q Precede o Esporro (2003)” está na clara referência a bandas que trabalham bem com bases eletrônicas derivadas do ska e do dub, como Asian Dub Foundation, banda gringa que, inclusive, tem relação muito próxima à banda carioca.

Ah, e a troca definitiva da linguagem direta e carnívora dos hinos da era pré-Lado A Lado B para a sutileza ácida dos relatos poéticos do cotidiano, como já visto em “O Silêncio”.

Do novo (digamos, mais explícito), uma maior utilização das guitarras em solinhos e incrementos, sem, no entanto, poluir demais o som, mas utilizando efeitos de distorção em algumas músicas, coisa não tão usual na banda.

E outra coisa boa: em algumas faixas, nota-se uma aproximação muito grande do som da banda com a levada do “Nação Zumbi”. Na seqüência “Meu Santo Tá Cansado”, “Verdade de Feirante” e “Hóstia”, dá até para se imaginar Du Peixe fazendo os vocais (em especial na “Verdade”).

Nada revolucionário, nada novo e nem mesmo nada do “Velho Rappa”, chata bandeira levantada por todo fã saudosista que toda grande banda de longa duração carrega. Se tivesse que definir “7 Vezes”, diria que é uma boa evolução de “O Silêncio”, até com algum resgate das raízes, mas salpicado novos temperos. Melhor que seu antecessor. Muito bom, sem ser antológico. Ótimo lançamento! Nota 8,5.

Faixa-a-faixa rapidinho!

Farei uma rápida livre associação de idéias para definir cada uma das músicas do álbum. Por favor, leiam com humor. É mais uma provocação. Depreciem com moderação!
1- Meu Santo Ta Cansado – Rappa engatando a primeira, com distorção longínqua e boas citações de poemas e músicas famosas

2- Verdade de Feirante – O que ta rolando na vitrola? Quem foi que colocou Nação Zumbi? Du Peixe com real variância vocal.

3- Hóstia – Letra bem Rappa. Mas o instrumental é o que aconteceria se você colocasse num estúdio Incubus, Beck e U2 depois de ouvirem Hendrix. California Love!

4- Meu Mundo é o Barro – Rappa em seu momento “lembrem-se: isso tudo começou com Reggae, mas eu já sei mexer no ProTools e fazer efeitos mil!”

5- Farpa Cortante – Sanfona Gaúcha + Asian Dub Foundation + Cypress Hill, com um refrão marcante. E mais efeitos.

6- Em Busca do Porrão – Posso me disfarçar de sobra mais soft de “Lado A Lado B” que ninguém repara.

7- 7 Vezes – Copie e cole o comentário da faixa 2 e se pergunte: o que é esse refrão?

8- Monstro Invisível – Bota Motown na cozinha, Los Hermanos na base, Pepeu Gomes solando e o próprio Falcão cantando. Ótima receita, pronta para servir!

9- Maria – Um Dub-Hendrix sombrio e crítico. Curto e grosso. No fim, traga uns caras de uma escola de samba pra dar uma moral.

10- Súplica Cearense - Música regional nordestina em base de Regaee...vocês estiveram em São Luís? No mínimo, têm ouvido Tribo de Jah.

11- Fininho da Vida - Baixo funkeado, guitarra levemente distorcida e acompanhando. Letra viajante. É o Rappa!

12- Documento - Imagine-se entrando em um centro espírita. No fundo, alguém ouve Led Zeppelin ou Neil Young, mas na pista um sambista e um rapper tentam se entender. É por aí.

13- Respeito Pela Mais Bela – Manu Chao, de frente para uma mesa de mixagem e um vinil com Samples estranhos, tentando cantar como um repentista urbano.

14- Vários Holofotes – Dava para ser samba-funk, mas decidi quebrar o ritmo com um quase-reggae, brincar com distorção e abusar da minha potência vocal.

Enfim...divirtam-se!!!!!

3 comentários:

Gabriel Mattos disse...

Excelentes comentários "música por música"!!!Sensacionall...

Ouvi algumas músicas apenas do novo álbum, achei que ficou no mesmo patamar do "Silêncio", um pouco abaixo.

Eles tentaram fazer tipo uma continuidade, não sei se seria a melhor fórmula, já que o "Silêncio" é um disco bastante denso e singular!!

De qualquer forma, vou ouvir todas com mais calmaaa...

abraçoss...

Raphael Dias Nunes disse...

Onde vcs baixaram esse disco??? Mandem o link para mim, por favor!!!
Se postasse o link para o dowload, seria perfeito tb... eu até dispensaria os links do wikipedia por este


Peço o link, pois ainda sou amador em termos de buscas para downloads musicais! =(

Rodrigo Sava disse...

Na primeira vez que escutei o disco, achei fraco. Mas voltei a escutar há dois meses. E posso dizer: estou faz dois meses ouvindo direto. Ou seja, o Rappa de sempre, camadas a se descobrirem aos poucos, apesar de algumas letras por demais viajebas. Gostei do seu texto. Tava procurando no google algo que falasse sobre o álbum. Abraço ;)