quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Pílulas Culturais

Por Alexandre Vasconcellos


Alex Turner, vocalista do Arctic Monkeys, durante show retratado em DVD

Arctic Monkeys At The Apollo

Sim, o Festival do Rio acabou. Mas as novidades nas telas de cinema, não. Em interessante iniciativa de marketing, a banda inglesa Arctic Monkeys fez a première de seu novo DVD, “Arctic Monkeys At The Apollo”, em exibições simultâneas em salas de cinema de cinco países: Inglaterra, Luxemburgo, Espanha, Bélgica e...Brasil! Mais uma prova da importância tupiniquim no cenário internacional da indústria fonográfica.

No Brasil, o show de encerramento da última turnê da banda, realizado em Manchester (ING), no místico The Apollo, foi exibido nesta terça-feira, no tradicional Cine Odeon. Como era de se esperar, uma boa quantidade de fãs e apreciadores da banda compareceu, assim como a reportagem de O CHORUME.

Como DVD, este lançamento trará o que se espera da banda inglesa: um rock agitado, bem tocado e contagiante. Os Arctic Monkeys estouraram em 2006, após intensa divulgação boca-a-boca em sites de relacionamento e compartilhamento de músicas, tornando-se uma febre na Inglaterra e sucesso internacional. Seu primeiro álbum, "Whatever People Say I Am, That's What I'm Not", tornou-se o álbum de estréia mais vendido na história, batendo o "Definetly Maybe", dos também britânicos do Oasis, de 1994.

Sobre esta obra, infelizmente, ficou faltando uma maior captação do público no show, com uma imagem demasiadamente centrada na banda e poucas inserções sonoras da platéia, o que deixou o DVD “menos quente” do que se esperaria.

A filmagem em si dá a entender que haverá logo uma versão 3D em exibição nos cinemas, quando o DVD cairá no circuito comercial, em novembro.

Mas o evento em si, apesar de conceitualmente interessante, acabou sendo um tanto arrastado. Como não havia uma ambientação da sala de cinema para dar um clima de show e o som da casa não estava tão alto, a exibição acabou perdendo força. Mas foi um bom programa.

Como evento, nota 6 para execução e 10 para a idéia.

Como DVD, nota 8.



“A Vida Sexual da Mulher Feia”, TAJES, Claudia - Ed. Agir, 2005

A Vida Sexual da Mulher Feia

Barangas, não se ofendam com o título. Jamais a equipe CHORUME cometeria a indelicadeza de indicar uma leitura ofensiva a quem quer que seja. E “A Vida Sexual da Mulher Feia” é, sem dúvida, uma ótima recomendação!

Este livro, da redatora publicitária Claudia Tajes, traz as aventuras (ou melhor, desventuras) de Jucianara, que como ela mesma se descreve, “os pais de uma menina recém-nascida não podem imaginar que um dia ela se transformará em uma mulher feia. Mas talvez seguindo algum instinto, eles dificilmente darão à filha um nome bonito”.

Em tom desconcertantemente tragicômico, a autora fala da primeira paixão de infância, primeiro beijo, primeira vez, casos amorosos diversos, tudo com a vida familiar e profissional de Jucianara servindo de pano de fundo.

Falando “de coração aberto” sobre ser uma mulher feia, em um texto gostoso e leve, apesar da desgraça da personagem, Claudia traz à luz a discussão em torno da beleza e seu papel na sociedade atual. Ou melhor dizendo, da feiúra e sua função devastadora na vida de quem quer que assim seja, ou pior, assim se sinta. No final, uma série de depoimentos de outras “barangas” e suas desventuras.

O livro diverte e toca desde as mais belas às menos privilegiadas. E aos marmanjos também, de todos os tipos e gostos. Muito fácil também perceber que parte das deliciosamente bem-contadas catástrofes ali despejadas são corriqueiras na vida de qualquer pessoa.

Nota do livro: 9

Um comentário:

Raphael Dias Nunes disse...

Interessantíssima a idéia do Artic Monkeys de lançar o DVD em salas de cinema e ainda incluir o Brasil entre as poucas selecionadas!

Apesar de eu pouco conhecer a banda, já ouvi falar muito bem do show deles no Tim Festival, do ano passado. Os relatos são de que o público foi ao delírio!

Sobre o livro, pela idéia, parece ser sensacional! As barangas possuem um papel social extremamente fundamental em nossa sociedade! Quero ler! Me empresta? :D

Excelentes resenhas, Amigo-Pombo-Mór!

Abração!